O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, agosto 31, 2005

MUSEU DO NEO-REALISMO
Não sei se é por causa das autárquicas mas os anúncios sucedem-se. Finalmente em Vila Franca de Xira vai nascer em edifício próprio o Museu do Neo-Realismo. Projecto de 2,7 milhões de euros, mas bem empregues pois o espólio é importantíssimo... Aqui fica Vila Franca a ganhar ... bem como todos nós..
AINDA LISBOA

lembrei-me .... o novo edifíco de Arquivo também vai ser o da Biblioteca Central.... vamos ter confusões.... mais... daquelas que Santana Lopes nos habituou... com o memorável cartaz colocado junto da Universidade Moderna onde se lia..... AQUI FOI O ARQUIVO HISTÓRICO DEFINITIVO DO MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA... depois o espaço ia para a Moda Lisboa..... Tudo bem... agora arquivos históricos e definitivos.... não lembra a ninguém.....
ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA I
Finalmente parece que vamos ter arquivo municipal. Está anunciado para 2008 num edifício de Alberto Sousa Oliveira e Manuel Aires Mateus, lá para os lados do Vale de Santo António.
Bem... por um lado espero que seja verdade e não noticia de pré-campanha. Lisboa merece ter um Arquivo digno, merece Lisboa e os seus arquivistas.... bons profissionais. Só me assusta uma coisa... edifício de 17 andares !!!, com 5 no subsolo e 12 em altura..... vamos a ver o que acontece... esta Lisboa de Santana Lopes.......................................

terça-feira, agosto 16, 2005

HÁ ARQUIVOS E ARQUIVOS !!

"O ARQUIVO DAS ÍNDIAS, RESTAURADO
Depois de cinco anos de trabalhos, o Arquivo das Índias de Sevilha inaugurou, por fim, as suas novas instalações. Criado em 1785 por Carlos III e instalado na Casa Lonja de Mercaderes (declarada Património da Humanidade pela UNESCO), custodia toda a documentação de Índias que se conservava em Simancas, Cádiz e Málaga. Num total de 80 milhões de páginas originais em 44.000 caixas dos quais se digitalizaram já quase 15%. Os fundos são consultados anualmente por cerca de 1.500 investigadores. As obras abriram uma galeria subterrânea perimétrica para isolar o edifício da humidade que o afectava (....). A reabertura coincidiu com a criação do Patronato do Arquivo Geral das Índias, como órgão director e adstrito ao Ministério da Cultura."

in: La aventura de la Historia. Ano 7, nº82, Agosto de 2005

Este texto, que é de regozijo para todos, faz-me lembrar como são tratados os arquivos em Portugal. Pois fique-se a saber que o congénere português deste arquivo, o importantíssimo ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO, já sofreu desde 2001 um investimento de mais de 2 milhões de euros na sua modernização, quer estrutural, quer tecnológica, sem uma única notícia nos jornais e revistas.... é obra

Foi uma intervenção profunda motivada pela visão estratégica de Mariano Gago, que implicou a movimentação de mais de 15 km de documentação sem o Arquivo nunca ter encerrado, isto é, os seus 2.500 investigadores anuais não foram impedidos de consultar a informação preciosa para a história de Portugal e da lusófonia...

Estão de parabéns os seus diminutos funcionários, que eu tive o prazer de chefiar durante mais de dois anos..... OBRIGADO COLEGAS

sábado, agosto 13, 2005

PATRIMÓNIO ESCOLAR CLASSIFICADO
O Actual de hoje (suplemento do Expresso nº 1711 de 13 de Agosto) inclui uma notícia de António Henriques onde se fala que o IPPAR fez uma proposta em Julho de 2005 de classificação de quatro liceus. São eles o Liceu Camões em Lisboa datado de 1907, o Liceu D. Manuel II no Porto datado de 1918-32, o Liceu José Falcão de Coimbra datado de 1930 e o Liceu Diogo Gouveia de Évora datado de 1930-34.
Esta bela notícia levou-me a pensar... E os arquivos destes liceus como estão, quem os trata? Destes liceus e de outros como o meu o velhinho Liceu Sebastião e Silva de Oeiras.... ou melhor... todos os liceus e escolas deste país. Como tratam os seus Arquivos? Será que o nosso IAN/TT também "classifica" os seus espólios?
Quanta informação importante para entender a cultura e as mentalidades deste país se estará a perder? Talvez por estes arquivos possamos perceber as causas do nosso desenvolvimento......

terça-feira, agosto 09, 2005

Como digo no título deste blogue não vamos falar só de arquivos mas também de cultura. É por isso que escrevo:

Estive a ler o Actual deste fim de semana onde se fala abundantemente de bailarinos e de ballet. Foi a extinção do Ballet Gulbenkian que motivou este interesse mediático.... pois é.... tenho muita pena que um grupo deste e com a história que representa chegue ao fim, mas..... temos de reconhecer que o ballet em Portugal está bem servido, já lá vão os tempos do nada.

A Gulbenkian neste ponto já não é substituta do Estado nem a única entidade a apoiar o bailado.... mas.... convenhamos..... não é assim que se acaba com uma companhia de profissionais.

A administração da Gulbenkian demonstrou falta de respeito pelos seus profissionais e pelo seu público.... isso não se faz.... nem estes homens e mulheres merecem. Tenho medo que os timmings escolhidos representem um "assassinato profissional" para muitos bailarinos.

Um abraço de solidariedade para eles todos.

sábado, agosto 06, 2005


Isto é uma adivinha........ relativamente á afirmação: O PIOR PESADELO DE QUALQUER ARQUIVISTA que acompanha esta foto, eu fico sem saber a que pesadelo nos estamos a referir:

a) ao gabinete de trabalho
b) aos documentos
c) aos armários
d) à arquivista
e) à mesa de trabalho


Enfim responda quem souber...
É engraçado... vi no blogue dos meus queridos alunos da Universidade Nova um link para o site do Conselho Superior de Arquivos (http://www.min-cultura.pt/Organismos/CSACnt.html), pensei logo, boa, esta instituição é importante e os meus alunos estão a fazer serviço público......

Sim.. Sim... vão lá.... e vejam...o serviço público em Portugal acabou.... mas foi educativo !!!! fiquei a saber que o director do IAN/TT é a Profª Drª Miriam Halpern Pereira..............

Está bem passadinho não está?
Estive em Vila Real de Santo António e fiquei super contente quando vi a adaptação de um edifício típico, na avenida marginal, para Arquivo Histórico Municipal. A nível de construção está um espanto, por fora, fica mesmo bem de dia e de noite, mas.......... encontrei-o sempre fechado !!!!!!

Será que é para isso que serve o PARAM ? Para as Câmaras Municipais, demagogicamente, construírem Arquivos, recebendo votos, e depois estes ficam fechados ? Quem controla isso? Como é possível?

Que se passa com este Arquivo? Mesmo dizendo as más línguas que ele tem problemas de águas... infiltrações...... está numa marginal sujeito às marés !!! Acho que temos o direito de saber se está a funcionar em pleno, ou não...... e já agora pergunto como posso lá ir.... se o vi sempre fechado !!!!

sexta-feira, agosto 05, 2005

Prezados leitores depois de umas merecidas férias volto ao contacto... ao mundo dos vivos.
Foi uma altura cheia de noticias sobre arquivos, principalmente sobre o IAN/TT.

Finalmente os meus queridos colegas Silvestre Lacerda e Cecília Henriques tomaram posse, respectivamente, como director e subdirector do Arquivo Nacional. Agora está tudo lançado...desejo-lhes muita sorte..... que bem vão precisar...

Por outro lado apareceram noticias sobre a compra do espólio do fado em Inglaterra, e que tudo ia ser feito mediante um trabalho arquivistico.......... finalmente....... espero que não seja coincidência e que o Estado finalmente entenda a importância dos arquivos e dos trabalho dos arquivistas..... o futuro o dirá.