O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Aqui vai mais uma notícia do mundo dos arquivos. Deparei com uma revista electrónica sobre esta área a ARQUIVISTICA.NET.... Consultem em : http://www.arquivistica.net/ojs/index.php

quarta-feira, dezembro 21, 2005

ARQUIVOS ESCOLARES

No passado mês de Agosto, mais precisamente no dia 13, coloquei um post sobre os arquivos dos liceus. Baseado numa notícia do Expresso, coloquei algumas interrogações, pois trata-se de um património que me preocupa.

Por isso não posso deixar de referir e, SALUTAR, a saída hoje da portaria nº 1310/2005 em Diário da República (Iª série B nº 243) onde passa a existir o Regulamento de Conservação Arquivística dos Estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário.

Um ponto a favor do IAN/TT e do ME.

terça-feira, dezembro 20, 2005

"Site oferece arquivos de música sacra... da Ansa, em Roma

Uma convenção entre o Ministério Italiano para os Bens e Actividades Culturais e a Fundação Cultural Paolo di Tarso possibilitou o acesso pela internet à biblioteca digital do arquivo musical da Basílica de San Giovanni em Laterano, sede dos papas em Roma.
A livraria digital do portal http://www.paoloditarso.it/ mostra dois dos mais importantes manuscritos originais da história musical de todos os tempos. "

in: Folhaonline Informática [http://www.folha.uol.com.br/]

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Incêndio destrói arquivos do hospital Juquery por M. Barthô
"Os arquivos do Hospital Psiquiátrico Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foram destruídos por um incêndio na madrugada de ontem. Não houve vítimas. O fogo atingiu o edifício do Instituto Ersa 14. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 3h. Foram destruídos o arquivo morto da administração e a biblioteca. O fogo consumiu 1.500 metros quadrados do prédio, atingindo subsolo e dois andares."

notícia doDiário de S. Paulo de 19 de Dezembro de 2005

Como estarão os arquivos dos nossos hospitais?..... Esta notícia faz pensar e deixa-me arrepiado.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

a "INFORMAÇÃO"...

Mais um blog na nossa área. Este mais vasto e ambicioso e muito bem apresentado. Convido todos a visitarem: http://a-informacao.blogspot.com/

O seu autor é Paulo Sousa, aluno da Licenciatura em Ciência da Informação no Porto e o naipe de colaboradores é de primeira. Tem ainda a possibilidade de inscrição numa newsletter.

Recomendo mesmo.

--> http://a-informacao.blogspot.com/ <--

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Os Arquivos e as Eleições Presidenciais.

Estamos em plena campanha eleitoral para escolher o nosso futuro Presidente da República. Acto sério que deve ser bem pensado e que influenciará o futuro deste país nos próximos 5 ou 10 anos.
A campanha vai fraquinha, chata e até os episódios de agressão soam a coisa vista..... também com os candidatos em presença. Um anda em consulta com Freud sem saber se é o candidato da direita ou do centro. Os outros quatro guerreiam entre si por uma esquerda que não apresenta sangue novo, havendo mesmo alguns que confundem as eleições e pensam que ainda estão nas legislativas..... enfim..... é o que temos.

Mas que tem isto a ver com os arquivos?

Muita coisa, todos eles na sua vida influenciaram os arquivos. Vejamos:
(estritamente por ordem alfabética)
CAVACO SILVA: foi o primeiro-ministro mais errático na nossa área, permitiu a criação do IPA com Teresa Patrício Gouveia e depois acaba com este Instituto e apadrinha os devaneios de Santana Lopes, o pior secretário de estado da cultura dos últimos séculos.
FRANCISCO LOUÇÃ: pouco se sabe do que entende por arquivos, mas tem apoio de Fernando Rosas, será bom ou não?
MANUEL ALEGRE: foi o único deputado que teve a coragem de ir contra o seu partido, e diga-se em verdade, contra todos os partidos, no caso de 1996, sobre a inqualificável proposta de devolução dos documentos do Arquivo da PIDE. Com justificações acertadas quanto ao perigo de tal medida e também uma dose de romantismo, mas uma atitude certa e de coragem.
MARIO SOARES: tem uma relação problemática com os arquivos.... vejamos bem o papel da sua Fundação..... sem comentários...

Pois é, estamos com um panorama não muito motivador... é engraçado ver as coisas nesta perspectiva... DOS ARQUIVOS.... quem diria!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

AINDA DIZEM QUE OS ARQUIVOS NÃO SÃO RENTÁVEIS.........

Vejam esta notícia retirada do Jornal de Negócios on-line:
"CTT adquire empresa de gestão de documentação (Jornal de Negócios) Os CTT adquiriram 51% da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, ficando o seu fundador Paulo Veiga com os restantes 49%, noticiou o Jornal de Negócios, que adianta que o negócio vai ser hoje apresentado. Para a EAD, entrar num grupo como os CTT representa alavancagem."

Esta aquisição rondou os 2,4 M€, isso mesmo 2,4 MILHÕES DE EUROS !!!!!!
Então ainda pensamos que os arquivos não dão dinheiro e não são rentáveis? Futuros profissionais vamos colocar os olhos no nosso colega Paulo Veiga, o até agora, "dono" da EAD.