O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

segunda-feira, maio 29, 2006

O REGRESSO DO MORTO-VIVO..... SERÁ?

Caros colegas arquivistas, quem não se lembra nos idos de 90, no século passado, do célebre Arqbase. Software que tanta alegria deu e motivo de esperança.

Depois finou-se... paz à sua alma disseram muitos. Bem a morte foi da base de dados propriamente dita, a filosofia de descrição ficou intacta e deu frutos, numa coisa que todos falam as ISAD.

Acontece que agora parece querer resurgir numa versão recaujutada, aquela coisa dos "lifting's" também acontecem na nossa área. Sim. Com o WinIsis temos uma tentativa de fazer surgir o "morto".

Parece que se trabalha para uma nova versão do Arqbase em WinIsis. Será que hoje em dia se justifica?

Não sei responder, parece-me que como trabalho académico os seus autores estão de parabéns. Penso que prova que o Arqbase acabou não por questões técnicas ou arquivísticas (e só deveria ter sido por estas mesmas razões) mas sim por questões políticas e decisões tomadas por quem não pertencia à área e não percebia nada de arquivos.... mas tenho as minhas dúvidas sobre o seu renascimento neste momento, não tanto pelo Arqbase, mas pelo software que usa.

Mesmo o antigo argumento de que o ISIS é um software livre não me parece muito convincente, pois que ele é livre é, mas aprender a sua linguagem de formatação não vai ficar assim tão livre nos bolsos dos utilizadores.....

Bem, entretanto temos no dia 28 de Junho uma apresentação feita pelo CECD da Faculdade de Letras de Lisboa de aplicações desenvolvidas neste software, vamos ver se nos convense.

Enfim esperemos pelo que o futuro nos reserva e espero que este "post" mereça comentários.........

sexta-feira, maio 26, 2006



Os temas do congresso são:

1 - Cidadania e acesso à informação

2 - Bibliotecas e Arquivos: recursos parao desenvolvimento e a inovação

3 - Informação em rede: tecnologias, serviços e utilizadores

4 - Profissionais da informação: educação, ética e intervenção social

Consulte: www.apbad.pt

FORMAÇÃO......

O Governo anunciou novas saídas formativas para o secundário. Novos cursos profissionais a começar já em 2007. Na nossa área temos:

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
Curso de Técnicas de Informação, Documentação e Comunicação - Nível 3
Ministrado em: Lisboa e Bragança


CURSOS PROFISSIONAIS
Curso de Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação - Nível 3
Ministrados em: Lisboa e Setúbal


Resta ver os programas, monitores e se vão mesmo arrancar para a área dos arquivos.

Consulte o guia dos novos cursos em: http://www.novasoportunidades.gov.pt/documentos.aspx
INSCREVA-SE .................... PARTICIPE .....................



VALORIZE A SUA PROFISSÃO ..................

Informações em www.apbad.pt

segunda-feira, maio 22, 2006

CERTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA

O Governo na reunião de Conselho de Ministros do dia 4 de Maio criou o Sistema de Certificação Electrónica do Estado - Infra-estrutura de chaves públicas (SCEE-ICP). Atribuindo competências de autoridade credenciadora á Autoridade Nacional de Segurança.

Parece que começa a mexer verdadeiramente o chamado e-governement. E será desta que vamos ter o problema do reconhecimento legal dos documentos electrónicos resolvido.... a pressão quotidiana é muita, o próprio governo com a medida das "facturas electrónicas" e das "compras electrónicas no Estado" a isso obriga.... mas se este Decreto-Lei não passar de letra morta, algo vai mal neste Reino à beira mar plantado.......

Consultem tudo em: http://www.governo.gov.pt

quarta-feira, maio 10, 2006


FÓRUM DO COMITÉ FRANCÊS DO BOUCLIER BLEU

O "Bouclier Bleu" é o equivalente à Cruz Vermelha para o domínio cultural. É o símbolo escolhido pela Convenção de Haia (1954) para marcar os sítios culturais a proteger em caso de conflito armado. É igualmente o nome do comité internacional criado em 1996 para proteger o património cultural mundial em caso de guerra ou catástrofre natural.

É assim que se apresenta o Bouclier Bleu (Escudo Azul) no seu site. Na realidade esta organização de profissionais tem como objectivo tomar medidas preventivas de salvaguarda do património de bibliotecas, arquivos, museus, sítios históricos de interesse, em caso de estar ameaçado pelo homem ou por fenómenos naturais.

Mas as suas informações são importantes para quem se interessa pela preservação do património. Torna-se assim um site obrigatório: http://icom.museum/bouclierbleu.html.

Agora vem noticiado o novo site do Comité Francês, que tem uma mais valia: um fórum aberto a todos. Consultem em http://forum.bouclier-bleu.fr/ e principalmente participem.

segunda-feira, maio 08, 2006

E andamos nós preocupados com a formação..........

Isto de ser arquivista é fácil! Nós é que complicamos, querem ver. Reparem neste
artigo que surgiu no site SaudePlena dos nossos amigos brasileiros.

"Comportamento: como acabar com a bagunça
Consultora diz que quem organiza a vida pessoal perde menos
tempo e facilita o dia-a-dia

Para fugir do aumento de despesas, a professora e webdesigner Maria Célia
Amaral Feijon, de 49 anos, fechou o escritório e passou a trabalhar em casa.
Ela, que nunca foi organizada, se viu às voltas com documentos pessoais e da
empresa misturados. “Minha casa virou um caos”, conta. No mesmo espaço
em que trabalhava, os três filhos (de 22, 20 e 14 anos) usavam para estudar
e fazer pesquisas escolares. “CDs com trabalhos de clientes estavam juntos
aos dos meus filhos. Ficou uma verdadeira bagunça.”
A falta de organização em casa implica perda de tempo e dificuldade em
localizar qualquer documento. Maria Célia separou uma gaveta para contas
a pagar e outra para contas a receber, mas admite que ainda não é o ideal.
Quando precisa encontrar algum recibo ou escritura, fica completamente
perdida. “Fechei o escritório em função da crise econômica, para fugir do
aluguel e para não ficar sozinha. Como tinha um quarto sobrando em casa,
decidi montar um espaço para trabalhar. Mas vejo que preciso me organizar
melhor para evitar problemas.”
E foi justamente o que aconteceu com a webdesigner. Ela pagou uma conta
de telefone celular em caixa eletrônico e não sabe onde colocou o recibo. “Tive
que pagar de novo, porque o comprovante perdeu-se na revoada de papéis
em casa. Abri gaveta atrás de gaveta e não achei. Foi um prejuízo que me fez
ficar atenta”, afirma. Hoje, Maria Célia está reestruturando os arquivos pessoais
e todos os CDs com o trabalho que executa. São mais de 1 mil CDs, que são
catalogados, numerados e, numa planilha de Excel, ela os organiza. “Agora fica
sopa no mel”, brinca.
Como Maria Célia, diversas pessoas têm dificuldade em separar e organizar os
arquivos pessoais. Pior ainda é saber o que pode ser jogado fora e o que deve ser
guardado permanentemente. A consultora e instrutora dos cursos “Como gerenciar
minha casa” e “Organização e planejamento pessoal” Olívia Cicci ressalta que
quem consegue estruturar sua vida pessoal trabalha melhor, evita perda de
tempo e prejuízo financeiro.
Com longa experiência em documentação empresarial, tendo atuado em
grandes empresas, Olívia Cicci herdou da mãe esse senso de organização. “Essa é uma
cultura familiar que, quando comecei a trabalhar com arquivos de documentos,
fui aperfeiçoando. Hoje, mostro nos cursos a importância disso para a qualidade
de vida em casa”, explica. “As pessoas têm dificuldade de organizar documentos
em casa até por problema de espaço físico, falta de tempo e de prática.”
DIVISÃO
De acordo com o dicionário Aurélio, documento é qualquer base de conhecimento,
fixada materialmente e disposta de maneira que possa utilizar para consulta,
estudo, prova etc. São esses conceitos que Olívia Cicci transmite nos cursos.
Segundo ela, os documentos têm que ser arquivados por idade. A primeira
idade, chamada de arquivo corrente, inclui os que ainda não cumpriram
sua missão, como contas a pagar, convite a realizar, contratos em vigor.
Nesse arquivo, os papéis são jogados fora após cumprir seu intento.
A segunda idade, ou intermediário, é para documentos já quitados mas
ainda dentro do prazo legal para comprovação. Nesse arquivo incluem-se
pagamentos de condomínio, luz, água, telefone e dossiê do Imposto de Renda,
entre outros.
Já a terceira idade, permanente ou mais conhecida como arquivo morto,
é mais informativa. São documentos pessoais, passaporte, previdência privada,
comprovantes de INSS do empregado, testamento, carteiras de vacinação,
contracheques. “São provas que você tem e que não podem ser jogadas fora”,
afirma Olívia. Também fazem parte do arquivo permanente poesias, cartões e
redação dos filhos, pois são a expressão espontânea deles e devem ser
guardados como recordação.
Olívia sugere criar uma pasta para cada documento e numerá-las para
qualquer necessidade imediata de consulta. “Você deve tratar a informação
do âmbito da casa para ter valor de prova em juízo ou perante terceiros.
Se existe esse cuidado, fica muito mais fácil organizar os documentos e
facilitar o dia-a-dia das pessoas.”
Esse cuidado a administradora Ana Maria de Carvalho Botelho, de 49,
não esquece. Ela sempre foi muito organizada e guarda os documentos
nos locais corretos. Na hora em que precisa, consegue localizá-los rapidamente.
Ela conta que tem uma caixa em cima do armário, que é uma peça de decoração,
na qual coloca todas as contas e convites que recebe. Quando paga, coloca em pastas
classificadas por assunto. “Com isso, economizo tempo, espaço e simplifico a minha vida.” (TC)
Serviço
Curso Como gerenciar minha casa e Organize sua vida pessoal e trabalhe melhor
Data: de 16 a 18 deste mês
Horário: 18h30 às 22h
Informações e inscrições: (31) 3286-3808 e www.laresconsulte.com.br "

Será que é preciso uma pós-gradução para isto? E como ficará este curso ao abrigo de Bolonha?..... Reflexões.........

terça-feira, maio 02, 2006

VII Conferência Europeia de Arquivos - Varsóvia, 18 a 20 de Maio

Arquivista: profissão de futuro na Europa



Os temas desta conferência dizem respeito à Declaração de Bolonha e à intenção de se criar uma área de formação superior europeia que visa a adopção de um sistema de comparação de graus académicos, tendo em vista a empregabilidade e mobilidade dos profissionais de arquivo no espaço europeu.

Para ter uma visão de toda a Conferência consulte http://www.archiwa.gov.pl/?CIDA=511