O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

terça-feira, fevereiro 02, 2010

MAIS UM DIA TRISTE.........

Na realidade este início de ano parece ser para esquecer. Aqui vai mais uma notícia apregoada com muita pompa mas que é bem triste. DESDE 1 DE FEVEREIRO DE 2010 A AGÊNCIA LUSA PASSOU A UTILIZAR O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.

Pois eu fiquei triste e passei a ver este dia como um dia sombrio na história de Portugal. O mais engraçado é que depois de um fim de semana a apelar à consciência nacional, aos valores pátrios, ao respeito pelos símbolos nacionais (bandeira, hino e presidente ) devido às comemorações da Implantação da República, ataca-se assim de forma tão vil o mais nobre dos símbolos nacionais a LÍNGUA LUSA.

A notícia na rádio falava no orgulho dessa Agência Lusa em ter tal atitude, e que o Brasil já adoptava o Acordo...... pois...... estamos todos agora a falar brasileiro. Graças a Deus que Angola e Moçambique ainda não adoptaram esta forma de falar português do Brasil.

Eu recuso-me a aceitar esta medida, não falo brasileiro e tenho muito orgulho na minha língua portuguesa, símbolo de união de milhões de seres humanos. Acreditem que irei sempre corrigir o meu filho... as factualidades não são fatualidades.........

Já alguém de saudosa memória, mestre professor, dizia que as elites portuguesas sempre trabalharam contra os interesses de Portugal. Achava um exagero. Vi agora que não é.

Estou triste...........