O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

terça-feira, junho 29, 2010

O PORTAL PORTUGUÊS DE ARQUIVOS........... ESTÁ NO AR

Mais uma vez a DGARQ está de parabéns com a materialização do Portal Português de Arquivos..... caminhamos efectivamente para uma Rede Nacional de Arquivos Portugueses.




domingo, junho 27, 2010

Questionário sobre os arquivos da Administração Central do Estado

A Direcção-Geral de Arquivos vai lançar um questionário sobre os arquivos da ACE. Desta vez não será só um levantamento de depósitos e metragens é muito mais.

Iniciativa importante, muito importante, com uma filosofia certa, recolher informações e partilhá-las com as tão esquecidas e sacrificadas Secretarias-Gerais. E mais, começa agora e será para manter e actualizar anualmente.

Mais uma vez a DGARQ está de parabéns, mas....... já estava a ser bom demais. Numa atitude completamente autista de certos responsáveis, querem fazer isto em prazos verdadeiramente inadequados.

Vamos a ver se uma iniciativa generosa e importante para todos, não vai tornar-se numa banalidade de dados, por falta de tempo de os tratar correctamente e com o único propósito de determinada Direcção de Serviços da DAGRQ cumprir os seus objectivos.

Consultem: http://dgarq.gov.pt/noticias/sessao-de-apresentacao-do-questionario-sobre-os-arquivos-da-administracao-central-do-estado/
DIGITARQ........

Finalmente temos software disponibilizado pela Direcção-Geral de Arquivos para podermos informatizar e aderir à Rede de Portuguesa de Arquivos.

Desta vez a DGARQ está de parabéns e, espero sinceramente, que esta aposta não termine e que esta Direcção consiga tornar este processo irreversível.

Caro Silvestre Lacerda e colaboradores, assim avançamos e......... para a frente que é o caminho.

Consultem todos e em força: http://digitarq.pt/126/
ESTAMOS MESMO A CAMINHO DO FIM.......... COMO PAÍS

É triste o nosso destino, este mês de Junho está a revelar-se fatal, vejamos:

1. Morte de João Aguiar, ficamos sem o Trono do Altíssimo e sem o Homem sem Nome, bem mais podre e sem Comedor de Pérolas;

2. Morte de Saramago............ pouco à a dizer quando se perde o NOSSO NOBEL;

3. O Expresso adopta o novo acordo ortográfico: triteza ver um jornal de referência e o principal semanário em circulação a "falar" brasileiro...........

4. Corte de 20% no orçamento do Ministério da Cultura. Sei que estamos em crise mas o corte é logo na cultura, aquilo que nos pode unir e tornar um "país na moda" como aconteceu em 1998. É o reflexo do país , do povo e dos tristes políticos que temos.

Este é mais um "post" para os Arquivos da Memória.