O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

domingo, janeiro 23, 2011

ELEIÇÕES NA APABAD

Os novos corpos gerentes da Associação já tomaram posse. Que Deus os ilumine.
Pelas fotos colocadas no facebook...... mais uma vez faltaram os sócios.
Mau sinal ou é sina mesmo?

sábado, janeiro 15, 2011

ELEIÇÕES NA APBAD

As eleições na BAD decorreram a 12 de Janeiro e foram um sucesso. A lista apresentada ganhou com 69 votos.
Pode parecer pouco para uma Associação com mais de 1000 sócios, mas, comparando com as outras eleições temos um paralelismo que é a lista única, mas temos a diferença, mais votantes.
Esta situação parece de menor importância, nas não é, pois as eleições da BAD decorreram numa altura de desmobilização (por mim falo) e numa altura em que as listas candidatas sabiam das dificuldades de sobrevivência da Associação.
Só me resta uma palavra, PARABÉNS, um desejo, FORÇA à nova Direcção e uma atitude PODEM CONTAR COMIGO, para salvar a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Espero que o futuro não me faça arrepender destas palavras.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

PATRIMÓNIO EM RISCO !

Vem no suplemento Espaços & Casas do Expresso de 08.01.2011 esta breve notícia. A Universidade Portucalense conclui que o património edificado nacional pode estar em risco "depois de detetar várias lacunas ao nível das boas práticas na Conservação e Restauro".
Engraçado..... alguém fez idêntico estudo sobre as práticas de conservação e restauro nos arquivos portugueses?
Deverão ser bem engraçadas as respostas...... ainda me lembro os meus últimos tempos do AHU que tinha um dos melhores laboratórios de restauro nacionais, certificado pela UNESCO.