O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

sábado, agosto 13, 2005

PATRIMÓNIO ESCOLAR CLASSIFICADO
O Actual de hoje (suplemento do Expresso nº 1711 de 13 de Agosto) inclui uma notícia de António Henriques onde se fala que o IPPAR fez uma proposta em Julho de 2005 de classificação de quatro liceus. São eles o Liceu Camões em Lisboa datado de 1907, o Liceu D. Manuel II no Porto datado de 1918-32, o Liceu José Falcão de Coimbra datado de 1930 e o Liceu Diogo Gouveia de Évora datado de 1930-34.
Esta bela notícia levou-me a pensar... E os arquivos destes liceus como estão, quem os trata? Destes liceus e de outros como o meu o velhinho Liceu Sebastião e Silva de Oeiras.... ou melhor... todos os liceus e escolas deste país. Como tratam os seus Arquivos? Será que o nosso IAN/TT também "classifica" os seus espólios?
Quanta informação importante para entender a cultura e as mentalidades deste país se estará a perder? Talvez por estes arquivos possamos perceber as causas do nosso desenvolvimento......

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home