O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

terça-feira, abril 17, 2007

"A Gestão de Conteúdos e Processos" - seminário INA
Lisboa, 12 de Abril de 2007

Frequentei este seminário, eu e mais 200 pessoas de todo o país. O que poderia ser uma iniciativa interessantissima, transformou-se em algo normal, tocando mesmo as ráias do confrangedor.

Nada tenho a opor a estes seminários que em parceria com empresas não pretendem mais que apresentar um software e, adquirir clientes. O tema até era interessante e... confesso... assisti a uma intervanção do Dr. Alexandre Caldas, Director-Geral do CEGER, muito boa.

Cheguei à conclusão que em matéria de gestão documental e programas informáticos de suporte não estamos a evoluir muito, replicam-se os projectos com os mesmo defeitos e virtudes.

A parte da certificação até despertava interesse, e, todas as comunicações fossem como a do Dr. Alexandre Caldas, clara, precisa e denotando preocupações que são raras em quem detem poder político.

Não posso deixar de passar em claro a continua falta de investimento e estudo na preservação da informação desmaterializada. Era patético, tudo estava garantido por um período de 15 anos, e depois........................................................................................ silêncio nada se sabe. A preocuparção pelo imediato tolhe os espíritos. Mas o ponto forte da sessão foi ouvir um responsável do ITIJ do Ministério da Justiça dizer que por ele aproveitava as fogueiras de S. João e queimava os arquivos em papel. Fenomenal...... a culminar uma assitente, dirigente de uma unidade hospitalar, elogiou a intervenção e disse que ficava descansada..... Nem queria acreditar...... até que ponto atinge a ignorância.....

Que será feito da memória deste país daqui a 100 anos? Será que os responsáveis não sabem que sem memória, sem informação, não existe país? Será que é esse o propósito?

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home