O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quinta-feira, janeiro 12, 2017

SECRETARIA-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA OFERECE NOVOS SERVIÇOS AOS SEUS UTILIZADORES.


A Secretaria-Geral da Educação e Ciência colocou à disposição dos utilizadores novos acessos às sua bases de dados documentais.
Assim, através do site da SGEC (http://www.sec-geral.mec.pt/) os utilizadores têm à sua disposição uma nova base de dados do património arquivístico, denominada Archeevo.


Esta base de navegação fácil e intuitiva dá acesso a toda a documentação arquivística à guarda da SGEC e das escolas intervencionadas no âmbito do Projecto BAME.
Alguns fundos já têm disponibilizadas imagens que são acessíveis gratuitamente,.

Paralelamente disponibilizou-se um conjunto de serviços, normais em Sala de Leitura, mas que agora os utilizadores terão acesso das suas casas. Basta para tal registar-se e poderão, solicitar reproduções, marcar presenças na Sala de Leitura, solicitar informações, entre outros.


Outra valência disponibilizada, é a possibilidade de se elaborar pesquisas agregadas nas bases disponíveis cobrindo o universo arquivístico, bibliográficos e museológicos existente. Pelo software Retrievo o utilizador pode escolher fazer pesquisa simultâneas em todas as bases ou direccionar para uma base especifica.