O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, novembro 23, 2005

NORMAS E BOAS MANEIRAS

A Secção de Normas Profissionais e Boas Práticas (SPS) do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) estabelecida em Viena 2004, pretende abranger uma ampla gama de actividades relacionadas com normas que sirvam para todos e quaisquer aspectos dos trabalhos arquivísticos. Esta secção que conta com o colega brasileiro,Vitor Fonseca como vice-presidente, enviou um comunicado que diz o seguinte:

"(...) Normas são crescentemente importantes para capacitar arquivistas a efetivamente realizarem seu trabalho, facilitando a comunicação entre os profissionais e entre eles e seus usuários, além de assegurar o controle de complexos registros no nosso mundo cada vez mais digital. As áreas de descrição, avaliação, preservação e documentos eletrônicos foram identificadas como prioritárias para normalização, mas a Seção está interessada em todas as normas de interesse e uso na prática arquivística.
As atividades normativas resultarão de grupos de trabalho de especialistas formadas pelo CIA, suas seções ou ramos regionais, ou sob os auspícios de instituições arquivísticas, associações de arquivistas ou de profissões assemelhadas. O objetivo é que o trabalho normativo seja aberto, inclusivo e envolva todos os arquivistas que desejem participar. Serão buscadas maneiras para incorporar trabalhos normativos realizados por arquivistas independentemente de seus idiomas de trabalho ou dos lugares onde são realizados, e ligar tradições arquivísticas diferentes.
Tais atividades, como as abaixo, desempenhadas pela SPS ou por outros, incentivarão o trabalho normativo e de coordenação de: estabelecimento e administração de processo para desenvolvimento, endosso e manutenção de normas; identificação e divulgação do trabalho de arquivistas, instituições arquivísticas, associações de arquivistas e de profissionais assemelhados no desenvolvimento de normas; alerta à comunidade arquivistas quanto ao desenvolvimento de normas, de modo que os arquivistas possam se envolver e influir; consideração acerca das normas propostas ou em desenvolvimento que devessem ser endossadas pelo CIA e trazidas para a esfera da SPS; início da criação de normas onde sejam consideradas necessárias;
manutenção e divulgação de listas de normas propostas ou em desenvolvimento, bem como um registro daquelas finalizadas e endossadas. (...)"

Depois informa que estão a desenvolver um site na web.

Colegas a BAD vai ser interlocutora com a SPS, façam chegar a ela notícias de todos os trabalhos normativos na área para reportar a esta Secção.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home