O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Os Arquivos e as Eleições Presidenciais.

Estamos em plena campanha eleitoral para escolher o nosso futuro Presidente da República. Acto sério que deve ser bem pensado e que influenciará o futuro deste país nos próximos 5 ou 10 anos.
A campanha vai fraquinha, chata e até os episódios de agressão soam a coisa vista..... também com os candidatos em presença. Um anda em consulta com Freud sem saber se é o candidato da direita ou do centro. Os outros quatro guerreiam entre si por uma esquerda que não apresenta sangue novo, havendo mesmo alguns que confundem as eleições e pensam que ainda estão nas legislativas..... enfim..... é o que temos.

Mas que tem isto a ver com os arquivos?

Muita coisa, todos eles na sua vida influenciaram os arquivos. Vejamos:
(estritamente por ordem alfabética)
CAVACO SILVA: foi o primeiro-ministro mais errático na nossa área, permitiu a criação do IPA com Teresa Patrício Gouveia e depois acaba com este Instituto e apadrinha os devaneios de Santana Lopes, o pior secretário de estado da cultura dos últimos séculos.
FRANCISCO LOUÇÃ: pouco se sabe do que entende por arquivos, mas tem apoio de Fernando Rosas, será bom ou não?
MANUEL ALEGRE: foi o único deputado que teve a coragem de ir contra o seu partido, e diga-se em verdade, contra todos os partidos, no caso de 1996, sobre a inqualificável proposta de devolução dos documentos do Arquivo da PIDE. Com justificações acertadas quanto ao perigo de tal medida e também uma dose de romantismo, mas uma atitude certa e de coragem.
MARIO SOARES: tem uma relação problemática com os arquivos.... vejamos bem o papel da sua Fundação..... sem comentários...

Pois é, estamos com um panorama não muito motivador... é engraçado ver as coisas nesta perspectiva... DOS ARQUIVOS.... quem diria!