O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

CLASSIFICAÇÃO DE ARQUIVOS

Por mera curiosidade.... vejamos estas maravilhosas notícias que chegam até nós pela mão do Diário Digital.... Este mundo dos arquivos é maravilhoso e não é só em Portugal!!!!!

"CIA acusada de reclassificar secretamente documentos públicos

A CIA e outras agências federais norte-americanas reclassificaram secretamente mais de 55.000 páginas de documentos da Administração Nacional de Arquivos e Gravações (NARA), denunciou esta terça-feira através da Internet esta instituição da Universidade George Washington.

Matthew Aid, autor do relatório agora divulgado, descobriu este programa secreto durante uma investigação aprofundada em arquivos de inteligência, militares e diplomáticos depositados na NARA.

Funcionários da CIA e das agências secretas militares analisaram milhões de documentos e reclassificaram material que está acessível ao público há anos.

O estranho da operação, explica Aid, é que o material tornado secreto pela CIA e pela inteligência militar já foi publicado nas séries históricas do Departamento de Estado, das Relações Externas dos Estados Unidos ou terá sido desclassificado por outros organismos.

A planta do Departamento de Estado, programas de aquisição de imprensa estrangeira em nome das agências de inteligência ou as fontes conhecidas de informação dos serviços secretos em 1948 são alguns dos documentos aparentemente inócuos que voltaram a ser classificados.

Outras páginas tornadas secretas parecem mais lógicas, por serem embaraçosas para os serviços secretos, como uma queixa do director da Agência Central de Inteligência pela má publicidade que a CIA estava a ter pelo falhanço em prever os tumultos anti-americanos em Bogotá, Colômbia, em 1948.

Altos funcionários da CIA e das agências de inteligência militares justificaram a decisão com o facto de muitos desses documentos terem sido erradamente desclassificados durante a implementação da Ordem Executiva 12958, ainda durante o mandato do Presidente Bill Clinton.

Embora a reclassificação tenha começado no final dos anos 90, aumentou de intensidade já durante a presidência de George W. Bush e está previsto que continue até 2007.

Diário Digital / Lusa
21-02-2006 17:47:00 "

1 Comments:

  • At terça-feira, outubro 23, 2007 1:28:00 da tarde, Blogger Karla said…

    OLÁ, Miguel
    Meu nome é Karla trabalho no arquivo geral da Administração Regional do Senac SC, faço Bibliteconomia na UFSC e pretendo me formar no final do ano que vem.
    Já estou com uma proposta para meu TCC que é fazer a classificação do nosso arquivo, então gostaria de saber se vc tem alguns livros para indicar, ou outros materiais.... Fico no Aguardo.... Att Karla

     

Enviar um comentário

<< Home