O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

"História dos presidentes ao alcance de um clique
base de dados Museu da Presidência da República reúne arquivos pessoais e políticos de chefes de Estado Disponibilização de documentos em sítio na Net permite acesso gratuito".


Era assim que começava uma notícia no Jornal de Notícias do passado dia 9 de Janeiro. Depois de informar que documentação relativa a todos os Chefes de Estado de Portugal estariam tratadas e acessíveis on-line, graças ao esforço de uma equipa que recolheu este espólio, quer em arquivos, quer junto dos familiares, tratando arquivisticamente e preparando a sua divulgação democrática, isto é, a todos e não só a uma classe de investigadores.

Trabalho meritório do mais recente museu nacional, também era de esperar quer pelo seu director, Dr. Diogo Gaspar, quer pela equipa que soube e teve a mestria de reunir. Mas hoje ainda não temos o sítio acessível, aliás por incrível que pareça quando digitamos a morada que vem na notícia: www.museu.presidencia.pt somos inexplicavelmente redireccionados para o site da Mundicenter, patrono respeitável do museu, mas que não corresponde aos nossos desejos.
É dentro desta página que podemos aceder ao museu, mas, com a resposta de "The web site cannot be found"..........

Espero que esta situação mude depressa, pois todos ganhamos, ficamos com acesso a um "dos mais importantes arquivos nacionais de história contemporânea" (palavras de Diogo Gaspar). É pena perder-se a confiança que muitas famílias de ex-presidentes depositaram no projecto e que consideraram o Museu imparcial na sua atitude de apresentar a história recente de Portugal. Espero que a imparcialidade não venha no facto de não divulgar........