O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

ARQUIVOS ESCOLARES

No passado mês de Agosto, mais precisamente no dia 13, coloquei um post sobre os arquivos dos liceus. Baseado numa notícia do Expresso, coloquei algumas interrogações, pois trata-se de um património que me preocupa.

Por isso não posso deixar de referir e, SALUTAR, a saída hoje da portaria nº 1310/2005 em Diário da República (Iª série B nº 243) onde passa a existir o Regulamento de Conservação Arquivística dos Estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário.

Um ponto a favor do IAN/TT e do ME.

2 Comments:

  • At segunda-feira, fevereiro 13, 2006 5:34:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Para completar a informação sobre os arquivos escolares, eis algumas referências suplementares a documentos de referência relativos à organização e ao tratamento deste tipo de arquivos.

    Desde 2003, está disponível no site da Secretaria-Geral do Ministério da Educação um Manual de Procedimentos concebido para ajudar os estabelecimentos de ensino no tratamento arquivístico a dar aos seus documentos de arquivo. Está organizado em 4 capítulos que tratam os seguintes aspectos: 1) Instalação de um depósito de arquivo (Janelas, paredes, iluminação, prevenção contra incêndio e contra intrusão, condições ambientais …); 2) Equipamento de instalação e acondicionamento da documentação (Estantes e prateleiras) 3) Elementos auxiliares para a descrição de arquivos (Cotas, elementos de identificação a colocar nas caixas ou pastas, campos que devem constar de uma ficha de descrição …); Utilização e Manutenção do depósito de arquivo (limpezas, acondicionamento e utilização dos documentos).

    Antes da publicação da Portaria nº1310/2005, referida por Miguel Rui, as escolas deviam aplicar a Portaria nº130/86, de 3 de Abril.

    Informa-se mais que, para facilitar o entendimento desta nova portaria e a sua aplicação, foram também elaborados um Manual de Instruções e um Manual para realizar cópias de segurança dos documentos informáticos. Estas duas ferramentas estarão brevemente colocados no site da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e nos sites das Direcções Regionais de Educação.

     
  • At sábado, outubro 17, 2009 6:13:00 da manhã, Blogger Paulo Jorge Izidoro said…

    Este artigo é antigo mas para quem andar à pesquisa fica aqui uma página com mais dados http://belex.wetpaint.com/page/Arquivos+Escolares

     

Enviar um comentário

<< Home