O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

ACESSO LIVRE À LITERATURA CIENTÍFICA

No seguimento da publicação do relatório do "EU Study on the Economic and Technical Evolution of the Scientific Publication Markets of Europe" um consórcio de organizações que trabalham na área da comunicação académica patrocinaram uma petição à Comissão Europeia demonstrando o seu apoio ao Acesso Livre à literatura científica e às recomendações que constam no relatório.
As organizações promotoras são JISC (Joint Information Systems Committee, UK), SURF (Netherlands), SPARC Europe, DFG (Deutsches Forschungsgemeinschaft, Germany), DEFF (Danmarks Elektroniske Fag- og Forskningsbibliotek, Denmark).
A petição pode ser subscrita em nome individual ou institucional.

Por favor registe o seu apoio ao Acesso Livre à literatura científica (Open Access). Pode assinar a petição em: http://www.ec-petition.eu/
(texto retirado de um mail do colega Eloy Rodrigues)

terça-feira, janeiro 09, 2007


ISAF - Norma Internacional para Actividades / Funções de Entidades Colectivas


Acaba de sair o draft da ISAF em francês, inglês e português para comentário até ao próximo dia 31 de Março.


Esta norma pretende dar directivas para as "descrições de funções/actividades de entidades colectivas associadas à produção e manuteção de arquivos".


Elaborada pelo Comité de Boas Práticas e Normas Profissonais do CIA, pode ser descarregada em: http://www.ica.org/biblio.php?pdocid=559


quinta-feira, janeiro 04, 2007

MAIS COLEGAS

A Câmara Municipal de Lisboa deu posse no dia 21 de Dezembro a 12 Técnicos Pofissionais de Arquivo de 2ª classe.
Exemplo que se devia repetir em muitas instituições.
O engraçado da situação é que esta posse ocorre numa altura em que.... lá vamos ficar novamente sem formação destes técnicos.