O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

PATRIMÓNIO EM RISCO !

Vem no suplemento Espaços & Casas do Expresso de 08.01.2011 esta breve notícia. A Universidade Portucalense conclui que o património edificado nacional pode estar em risco "depois de detetar várias lacunas ao nível das boas práticas na Conservação e Restauro".
Engraçado..... alguém fez idêntico estudo sobre as práticas de conservação e restauro nos arquivos portugueses?
Deverão ser bem engraçadas as respostas...... ainda me lembro os meus últimos tempos do AHU que tinha um dos melhores laboratórios de restauro nacionais, certificado pela UNESCO.

3 Comments:

  • At quarta-feira, janeiro 12, 2011 3:31:00 da tarde, Anonymous David Cardoso said…

    Boa tarde

    Sou sócio de uma pequena empresa, e além de termos o nosso arquivo físico, temos também o nosso arquivo digital, tendo assim os documentos acessíveis em qualquer momento e em qualquer lugar. Fartei-me de procurar na net se existe legislação específica para este tipo de arquivos, não encontrei nada, ou quade nada, e sem querer vim ter ao seu blog. Será que me pode dar uma ajuda? Existe legislação sobre arquivos digitais? Se sim, a quem me devo dirigir para a obter? Peço desculpa pelo descaramento, mas realmente não encontro nada e não me parece que não existam regulamentos sobre este tipo de arquivos.

    O meu email é : david_mfc@gmail.com.

    Se me puder ajudar fico bastante agrdecido.

     
  • At sexta-feira, janeiro 14, 2011 11:09:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Na realidade não existe legislação especifíca sobre arquivos digitais. Existem recomendações emanadas pela DGARQ sobre a gestão e conservação desses arquivos.
    Depois temos legislação como as SEGANC que falam em documentação informárica e questões de segurança.
    Não peça desculpa, use e abuse deste blog.

     
  • At segunda-feira, janeiro 17, 2011 11:58:00 da tarde, Anonymous David Cardoso said…

    Muito obrigado pela ajuda. Já agora e abusando de novo, o que quer dizer a sigla SEGANC?

     

Enviar um comentário

<< Home