O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

sexta-feira, junho 09, 2006

PROJECTO RODA ...... Arquivo Digital do Estado
[Repositório de Objectos Digitais Autênticos]

Foi anunciado que o IAN/TT e a Universidade do Minho estão a preparar um protótipo de arquivo digital para "futura gestão e disponibilização da informação, gerada em suporte digital, pela Administração Central do Estado."
Projecto interessante, diria mesmo fundamental, caso tivesse mais informação.
As informações são poucas, uma curta notícia no jornal Diário de Notícias de 27 de Maio, nem mesmo o site do IAN/TT diz alguma coisa, nem o último Boletim. A notícia é confusa e pouco acrescenta. Não é um bom começo..... parece receoso..... vamos a ver se não tem igual destino ao SIADE............

Como intenção parabéns... como acção... "fogo na peça".. informações já para todos ficarem a saber o que é isto, e o que se pretende efectivamente. Será que é agora que ficamos a saber o que pensa, e que orientações técnicas dá, o "Órgão Coordenador da Política Arquivística Nacional" sobre a gestão dos documentos electrónicos, sobre a meta-informação, sobre a autenticação da informação digital.......

São muitos sobres, mas que aguardam respostas há muito tempo.

7 Comments:

  • At terça-feira, junho 13, 2006 11:10:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caros arquivistas e demais leitores do blog vou ser curto e sucinto como é costume. Está a ser criado neste momento um portal sobre o projecto RODA com tudo o que está a ser feito. Não queremos fechar as coisas muito pelo contrário...

    Vai surgir também um novo portal sobre o projecto DIgitArq (mais umas semanitas). Este já devia ter aparecido há mais tempo até porque a TT pode distribuí-lo a quem o solicitar e ao abrigo de um protocolo.

    Acho que serão boas novidades para a comunidade apesar de se abrirem algumas polémicas (muito do que fizemos careceu de várias decisões e algumas das normas com que trabalhamos estão ainda incompletas mas... as coisas vão funcionando).

    Aproveitem para ver a ponta do iceberg: o site de pesquisa no Arquivo Distrital do Porto (foi muito melhorada em relação às anteriores e continuará a sofrer evoluções ao longo deste ano).

    Até breve

    José Carlos Ramalho
    Dep. de Informática
    Universidade do Minho

     
  • At quarta-feira, junho 14, 2006 4:49:00 da tarde, Blogger Miguel Rui Infante said…

    São optimas informações. Precisamos de ter acesso à informação e assim que tudo tiver a funcionar serei o primeiro a dar notícia aqui.

     
  • At sexta-feira, junho 23, 2006 1:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Professor e demais leitores e intervenientes deste Blog,

    Antes de mais, parabéns pela ideia do Blog.

    Já que estamos no âmbito do Digital informo que, na passada Sexta-feira, dia 16 de Junho, saiu o Decreto-Lei que procede à criação do Sistema de Certificação Electrónica do Estado e, mais importante, cria a Entidade de Certificação Electrónica do Estado - Infraestrutura de Chaves Públicas. A Autoridade Nacional de Segurança é designada como autoridade credenciadora nacional.
    Excelente medida para o fortalecimento da Sociedade da Informação e do e-governement...

    Ricardo Aniceto
    UNL-CECID

     
  • At quinta-feira, junho 29, 2006 7:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Anúncio do projecto RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos)

    As iniciativas do Governo Electrónico determinam dever a AP, cada vez mais, basear a sua actividade nos meios electrónicos de suporte à produção e comunicação, no intuito de agilizar processos e assegurar um serviço mais rápido, completo e transparente para o cidadão. Neste cenário torna-se claro o crescimento de produção de objectos digitais, os quais importa preservar em condições que garantam o seu valor evidencial, autenticidade e utilização plena a curto, médio e, eventualmente, longo prazo – sob pena de se colocarem sérias dificuldades à continuidade dos processos de negócio organizacionais, de não se rentabilizar o uso da informação detida pelo sector público, de não se garantir a salvaguarda de direitos do Estado e dos cidadãos, de se perderem os registos que sustentam a memória individual e colectiva.

    Neste sentido o IAN/TT assumiu como objectivo estratégico desenvolver processos, ferramentas e recursos capazes de dar resposta às necessidades de preservação dos objectos digitais produzidos na AP e que cuja conservação continuada seja considerada como justificada.

    O objectivo do RODA é promover e concretizar, até Março de 2007, o estudo de uma solução – ultimada na construção de um protótipo exemplificativo da solução encontrada – que compreenda as vertentes técnica e tecnológica, capaz de vir posteriormente a desenvolver-se na escala necessária para responder cabalmente às necessidades das organizações no que respeita à transferência de objectos digitais de conservação a longo prazo.

    Neste momento o RODA dispõe de um portal (http://crib.dsi.uminho.pt/roda/) onde toda a informação relativa ao projecto será disponibilizada à medida que for sendo produzida.

     
  • At domingo, agosto 13, 2006 3:05:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
    »

     
  • At terça-feira, agosto 22, 2006 2:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Espero que esta «intenção» tenha em consideração as especificidades da nossa Administração Pública, um «composto» heterogéneo de organismos (universidades, institutos, câmaras municipais, etc.) que diferem muito entre si. E dou como exemplo a dificuldade de aplicabilidade das portarias de gestão documental, nomeadamente a que diz respeito às câmaras municipais.

    Aproveito desde já para dar os parabéns ao autor deste blog pela criacção do mesmo. A comunidade de arquivistas portugueses estava mesmo a precisar de algo assim.

     
  • At quarta-feira, fevereiro 28, 2007 10:10:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    This is very interesting site... Circulation pump for bosch dishwashers

     

Enviar um comentário

<< Home