O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, maio 10, 2006


FÓRUM DO COMITÉ FRANCÊS DO BOUCLIER BLEU

O "Bouclier Bleu" é o equivalente à Cruz Vermelha para o domínio cultural. É o símbolo escolhido pela Convenção de Haia (1954) para marcar os sítios culturais a proteger em caso de conflito armado. É igualmente o nome do comité internacional criado em 1996 para proteger o património cultural mundial em caso de guerra ou catástrofre natural.

É assim que se apresenta o Bouclier Bleu (Escudo Azul) no seu site. Na realidade esta organização de profissionais tem como objectivo tomar medidas preventivas de salvaguarda do património de bibliotecas, arquivos, museus, sítios históricos de interesse, em caso de estar ameaçado pelo homem ou por fenómenos naturais.

Mas as suas informações são importantes para quem se interessa pela preservação do património. Torna-se assim um site obrigatório: http://icom.museum/bouclierbleu.html.

Agora vem noticiado o novo site do Comité Francês, que tem uma mais valia: um fórum aberto a todos. Consultem em http://forum.bouclier-bleu.fr/ e principalmente participem.

1 Comments:

  • At segunda-feira, maio 15, 2006 4:27:00 da tarde, Blogger Miguel Rui Infante said…

    Viva
    Relativamente à elaboração de um projecto de arquivo municipal, isso tem muito que se lhe diga. O que pretende é a nível de construção ou de organização técnica?
    Penso que o melhor é contactar o Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais da BAD (www.apbad.pt)e o ICA Committee on Archival Buildings and Equipment (www.ica.org) ou o próprio Arquivo Nacional (www.iantt.pt)

     

Enviar um comentário

<< Home