O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quinta-feira, março 23, 2006

Arquivos de Família: um património único, insubstituível e ............... incontrolado


Sempre me interessei por arquivos de família. Também foi com eles que entrei no "mundo dos arquivos", ao trabalhar em 1986 no Arquivo de San Payo entregue ao Estado, mais precisamente ao Arquivo Distrital de Bragança, pela família do malogrado Prof. Gama Caeiro. Actos deste são raros e de louvar.

Este é um tipo de arquivo com informação preciosa para a compreensão do todo nacional e que em Portugal tem muita pouca atenção. Por vezes interrogo-me quantos arquivos terão saído de Portugal, e com que informação.

No entanto temos gestos importantes. Como este que vem doa Açores:

"A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo leva a efeito, amanhã, 23 de Março, pelas 18 horas, na Sala de Reservados, uma palestra subordinada ao tema “Arquivos de Família: O Fundo do Conde da Praia da Vitória”.


Trata-se de uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura, na sequência do trabalho de tratamento documental que tem vindo a ser desenvolvido, pelos arquivistas José Elmiro Rocha e José Avelino Santos, relativo ao fundo documental dos Condes da Praia da Vitória.
O objectivo é o de disponibilizar, no futuro, depois de arquivisticamente tratada, a documentação do Fundo do Conde da Praia da Vitória, proporcionando condições para o estudo de uma época tão relevante para a história do Liberalismo na Terceira e nos Açores.
Por outro lado, o tratamento de que agora este fundo documental está a ser objecto, insere-se numa fase de estudos preliminares que irão dar origem ao lançamento, no próximo ano, de um CD, por ocasião das comemorações dos 200 anos do nascimento do Conde da Praia. Paralelamente à conferência vai estar patente ao público no átrio da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, uma exposição sobre arquivos de família...."

In: Canal de Notícias do Açores.net

1 Comments:

  • At sexta-feira, março 31, 2006 6:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Julgo que a informação também circula pouco no apoucado meio arquivístico. Por exemplo em vários arquivos de concelhos do norte do país têm-se sucedido depósitos e doações de espólios privados. A questão é que os arquivos têm que mostrar interesse e instalações à altura. Pedro Peixoto

     

Enviar um comentário

<< Home