O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quinta-feira, abril 06, 2006

O PRACE e a cultura...... que irá acontecer ?

Foi anunciado o resultado do PRACE, parece que vamos ter mexidas na Administração Pública. Desaparecimentos e extinções, falsos desaparecimentos e falsas extinções, concentrações de serviços, pessoal ameaçado de mobilidade e supra-numerários, enfim mais um episódio numa novela esperada e conhecida.

No Ministério da Cultura, as mexidas são grandes, deixa de existir o Instituto dos Arquivos Nacional / Torre do Tombo e passa a vigorar os ARQUIVOS NACIONAIS, acaba o Centro Português de Fotografia e o Conselho Superior de Arquivos.

Como vemos a "mudança" é profunda....
  • Do órgão coordenador da política arquivística muda-se o nome. Agora, será que vai efectivamente mudar o peso da Torre do Tombo?
  • Acaba-se finalmente com Centro Português de Fotografia que só serviu para acabar com o Arquivo Nacional de Fotografia e levar o espólio de Alvão para o Porto.
  • Enterra-se o morto, pois o Conselho Superior de Arquivos não funcionava mesmo.....

Enfim a política portuguesa no seu melhor. Resta saber agora quais vão ser as políticas efectivas ou mais uma vez temos uma plástica em execução. Estica-se a pele mas tudo continua podre por baixo.

Sinceramente espero que esta seja A oportunidade. Temos de a agarrar para bem de todos nós e principalmente do país.

1 Comments:

  • At segunda-feira, abril 10, 2006 2:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Preocupação latente em saber se as mudanças serão somente a nível de nomenclaturas, de extinções já tão extintas, de alterações "fantasmas", ou sim na perspectiva de alcançar uma melhoria signficativa na cultura portuguesa e na nossa população. Para tal espero que seja, sem dúvida A oportunidade para todos os que ambicionam lutar para uma sociedade melhor, e mais transparente...

    Marisa

     

Enviar um comentário

<< Home