O arquivista

Blog para falar de arquivos e da arquivistica portuguesa e lusófona. Uma memória para os arquivos e para a cultura em Portugal.

quarta-feira, abril 26, 2006

ALEMANHA ABRE ARQUIVOS DO HOLOCAUSTO A HISTORIADORES

Já aqui dei notícia da abertura de arquivos com documentação sensível. Mas esta notícia que tem circulado nos últimos dias é importante. Trata-se de estarmos na Europa e de se referir a documentação muito sensível e que ainda abre chagas em muita gente.

Mesmo assim é uma decisão corajosa a do governo alemão em abrir os arquivos sobre o holocausto aos historiadores. Talvez agora se esclareçam muitos "ses" surgidos e a verdade venha a ficar clara, doa a quem doer. Agora, é preciso rever aos acordos de Bona no sentido em que a abertura seja feita na sua totalidade para todos e que aqui não ganhem lóbies apoiados por países poderosos, ou pela força de quem tem dinheiro..................

É por isso que os arquivos são tão fascinantes e incómodos ao mesmo tempo. É por isso que é fácil ganhar a paixão dos arquivos. É por isso que muitos poderes instituídos temem os arquivos e os arquivistas, insistindo em que se fique a ser os parentes pobres das chamadas ciências da informação.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home